segunda-feira, 3 de junho de 2013

ACOLHIMENTO

     Olá, pessoal!!!
     Sejam bem - vindos a este espaço, um blog que tem como objetivo transmitir pensamentos, ideias, informações, enfim, que tem como função estabelecer uma comunicação eficiente e eficaz com você, usuário do universo tecnológico do século XXI.
     Esse blog surgiu como uma tarefa a ser cumprida de um programa de formação a distância de educadores, denominado Melhor Gestão, Melhor Ensino, promovido pela Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo.
         O material aqui publicado será monitorado pela equipe de professores que fazem parte do grupo a que se refere o blog. São membros integrantes desse grupo : Marilene Aparecida Gonçalves Berengue, Mônica Aparecida Betiol Sgobi, Mônica Seron Baratella, Nanci de Fátima Vallejo e Natália Scopim.
     O título do blog em questão é Educação e Ação e seu endereço eletrônico é aportuguesandoalingua.blogspot.com
          Esperamos que vocês nos visitem e ajudem a construir um espaço repleto de dinamicidade, entretenimento e cultura.Venha, não se intimide, sua visita é nossa satisfação!!

DEPOIMENTOS DOS INTEGRANTES DO GRUPO SOBRE LEITURA E ESCRITA


Profª Mônica Seron Baratella

" Para mim, a leitura é uma arte que encanta não só a quem a realiza como a quem  produz.É pelo universo das palavras que os sentimentos se presentificam e traduzem o que somos ; sem contar na fascinante magia de conhecer o real e o fictíciopor meio de signos linguísticos dotados de significados.Assim é a maneira como defino o ato de ler : algo leve, dinâmico, prazeroso e envolvente.Percebi isso desde muito cedo quando tive contato com o mundo dos clássicos infantis.Verificar o colorido das imagens representadas nos livros, ouvir a história contada e recontada no áudio( minha mãe comprou para mim  um rádio-gravador e uma coleção de livros com fitas cassete) era um momento mágico e surreal.Logo em seguida ganhei uns disquinhos de vinil que contavam a história do Patinho Feio e da Cinderela, histórias que eram musicadas e repetidas diversas vezes.Quando fui crescendo, comecei a me encantar também por histórias de aventura e, mais tarde, por romances envolventes e contos policiais.Tive uma experiência encantadora na adolescência com a obra Pollyana e isso me marcou profundamente, pois me vi dentro do enredo.Hoje exercito a leitura rotineiramente e me identifico muito com as escolhas literárias que faço.Ler para mim é submergir nas profundezas das palavras para sorver delas o que é útil e/ou prazeroso ao meu espírito."

3 comentários:

  1. Iniciei minha vida escolar cursando o pré primário aos 5 anos de idade numa escola estadual, logo aprendi as vogais em seguida as consoantes. Sempre tive o auxílio de meus pais , nas tarefas, leituras de livros, decorar tabuada, enfim...
    Fui alfabetizada com a Cartilha Caminho Suave , e adorava cada palavrinha aprendida iniciando com a vogal ou consoante, assim me lembro : Barriga, cachorro, dado , elefante etc.
    Assim que começamos a dominar um pouco a escrita a professora nos incentivou a fazermos nossas agendas e diários. Não demorou , recomendou a nossos pais que comprassem um livro somente com figuras e balões em branco, para que a partir das imagens fossemos criando nossa história, achei o máximo essa atividade , pois eu seria naquele instante a escritora .
    Quando comecei a ler, lia tudo o que via pela frente, nenhuma palavra passava despercebida, e assim é até hoje, nada me passa despercebido ao olhos , leio tudo que vejo. Acho que esse incentivo à leitura fez com que eu me tornasse uma professora de língua portuguesa ! Minha mãe é uma devoradora de livros, revistas e jornais , e assim é minha avó , que coloca seus óculos de leitura e perde a hora lendo , qualquer tipo de leitura que lhe agrada.
    Os livros que mais me encantavam na infãncia eram os que tinham muitas ilustrações, também adorava ler gibis.
    Quando comecei a “dominar” a leitura passei a me aventurar em livros, nessa época ainda prezando pelas gravuras do livro buscando sempre um melhor entendimento, evoluindo até aos livros que possuíam um pouco menos de gravuras, uma fonte pouco menor buscando sempre por novas palavras, neste tempo não pensando em enriquecer meu vocabulário e sim buscando saciar a curiosidade de conhecer aquilo que estava ao meu redor.
    Aquele contato com as letrinhas, a descoberta dos seus sons, o som que se forma ao juntarmos muitas letrinhas era fascinante.
    Hoje gosto de livros românticos e suspense ...
    Me considero leitora por ter tido uma ótima base escolar.

    ResponderExcluir
  2. A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos, de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.

    A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê.

    ResponderExcluir
  3. Natália, o mundo da leitura é realmente fascinante, pois nos faz sair do universo comum e atingir o mundo da fantasia.
    Regiane Astolfi

    ResponderExcluir