segunda-feira, 17 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À CRÔNICA AVESTRUZ DE MÁRIO PRATA





QUE TAL AVISTAR ALGO NOVO E CURIOSO ?PARTICIPE DESSE MOMENTO




SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA CRÔNICA AVESTRUZ
AUTOR  : MÁRIO PRATA

Público-alvo: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II
Tempo Previsto: 6 aulas
Conteúdos e temas:Traços característicos de crônica narrativa;síntese das capacidades de leitura com sugestões de como desenvolver (Rojo,2004); Gêneros e Progressão em expressão oral e escrita -elementos para reflexões sobre uma experiência suíça( Francófona).
Competências e habilidades: Explorar , desenvolver e ampliar as capacidades de leitura.
Estratégias: Trabalho lúdico com diversas mídias, apresentação de imagens, poemas, músicas, vídeos, etc.
Recursos: Texto escrito ou slide,vídeo, poema.
Avaliação: Produção textual em que apareça uma situação estranha do cotidiano com  um bicho de estimação exótico.

Antes da leitura
 Desenvolvimento das Capacidades de Compreensão
1. Ativação do conhecimento prévio
A partir do título, questionar os alunos se eles conhecem ou já viram um avestruz?
Quais informações eles possuem do avestruz(peso, altura, alimentação, habitat)
Perguntar se eles possuem um animal de estimação.
Como seria ter um avestruz em casa.
Perguntar se eles conhecem a expressão: “fulano tem estômago de avestruz.”
Eles conhecem alguém que tem um animal de estimação exótico.

Gênero textual crônica e suas principais características.
O que é crônica?
Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego chronos que significa “tempo”. Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados à arte, ao esporte, à ciência, etc.
Após esclarecer as possíveis dúvidas dos alunos, o professor propõe a leitura da crônica avestruz.

Durante a leitura
Desenvolvimento: leitura em voz alta, mostrando como deve ser a entonação correta para um texto de humor.
 A voz deve ser clara e respeitando a pontuação.
Leitura feita pelo professor (texto impresso ou crônica digitada e apresentada no data show)

Avestruz
                  Mário Prata

O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus 10 anos, um avestruz. Cismou, fazer o quê? Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E ela me mandou um e-mail dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em Floripa, que o menino conheceu os avestruzes. Tem uma plantação, digo, criação deles. Aquilo impressionou o garoto. 
Culpado, fui até o local saber se eles vendiam filhotes de avestruz. E se entregavam em domicílio.

E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave. O avestruz foi um erro da natureza, minha amiga. Na hora de criar o avestruz, Deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros. Deve ter criado primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um boi. Sabe quanto pesa um avestruz? Entre 100 e 160 quilos, fui logo avisando a minha amiga. E a altura pode chegar a quase 3 metros - 2,70 para ser mais exato.
 Mas eu estava falando da sua criação por Deus. Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo. Não devia mais ter estoque de asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas. Talvez até sabiamente para evitar que saíssem voando em bandos por aí, assustando as demais aves normais. 
Depois olhou para sua obra e não sabia se era uma ave ou um camelo. Tanto é que, logo depois, Adão, dando os nomes a tudo o que via pela frente, olhou para aquele ser meio abominável e disse: Struthio camelus australis. Que é o nome oficial da coisa. Acho que o struthio deve ser aquele pescoço fino em forma de salsicha. 
Pois um animal daquele tamanho deveria botar ovos proporcionais ao seu corpo. Outro erro. É grande, mas nem tanto. E me explicava o criador que os avestruzes vivem até os 70 anos e se reproduzem plenamente até os 40, entrando depois na menopausa. Não têm, portanto, TPM. Uma fêmea de avestruz com TPM é perigosíssima! 
Podem gerar de dez a 30 crias por ano, expliquei ao garoto, filho da minha amiga. Pois ele ficou mais animado ainda, imaginando aquele bando de avestruzes correndo pela sala do apartamento.

Ele insiste, quer que eu leve um avestruz para ele de avião, no domingo. Não sabia mais o que fazer.

Foi quando descobri que eles comem o que encontram pela frente, inclusive pedaços de ferro e madeiras. Joguinhos eletrônicos, por exemplo. Máquina digital de fotografia, times inteiros de futebol de botão e, principalmente, chuteiras. E, se descuidar, um mouse de vez em quando cai bem.

Parece que convenci o garoto. Me telefonou e disse que troca o avestruz por cinco gaivotas e um urubu. 

Pedi para a minha amiga levar o garoto a um psicólogo. Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz.

Após a leitura:
●deve-se retomar o texto para identificar as palavras chaves e esclarecer as desconhecidas. Pedir que utilizem o dicionário;
●pedir aos alunos que façam uma revisão dos elementos da narrativa, preenchendo um quadro de informações;
● foco narrativo está em 1ª ou 3ª pessoa;
● quais são os personagens;
● quais os principais acontecimentos da história;
●quanto tempo a história parece apresentar, à marca de passagens no texto;
 ● o que sabemos sobre os espaços em que as personagens vivem as ações.

Depois de explorar tais aspectos, o professor deve aprofundar os estudos na compreensão do texto.
O professor pode explorar a maneira como o autor descreveu o animal, quais as comparações feitas e se são ou não verdadeiras, se são possíveis ou não.
Seria interessante propor aos alunos uma pesquisa a respeito desse animal e seus hábitos.

Sugestões de Intertextualidade
Apresentar a letra da música “Avestruz” de Di Paula e Zé Henrique.
Comparar as informações referentes as características do avestruz com as informações na letra da música e na ficha que foi elaborada.
AVESTRUZ de   Di Paula e Zé Henrique:
Tava cansado de viver lá na roça
De andar só de carroça, resolvi então mudar
Vendi meu sítio, vendi vaca e galinha
E peguei tudo que eu tinha na cidade fui morar
O meu dinheiro tava num banco guardado
Veio um cara engomado disse vou te dar uma luz
Mais que depressa peguei o meu capital
Fiz um negocio legal comprei tudo em avestruz
O paladar desse bicho é aguçado
Ta no seu papo guardado o dinheiro que eu pus

Avestruz hoje eu to enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado 

Neste negócio de comprar este bichinho
Fiquei falando sozinho e agora o que fazer
Comeu o carro, foi também a camioneta
Só não foi a bicicleta pois não consegui vender
Era feliz e vivia controlado
Com a família do lado não devia pra ninguém
Na quebradeira que esse bicho me deixou
Minha mulher me abandonou e meus amigos
tamém
To apertado igual um pinto no ovo
Este bicho é um estorvo, nem me fale nesse trem

Avestruz hoje eu to enrolado
Avestruz que bichinho esfomeado
Avestruz come terra e come gado
Avestruz realmente to quebrado

Avestruz, comeu até minha aposentadoria!!!

Poema
O AVESTRUZ
O galo cantou
A ovelha despertou
E estava com fome!
O avestruz esperto
Papou tudo que
havia por perto.
Comeu melanciaFeijão e ervilha
Tomate, capim
E a boneca da menina.
O galo brigou
A menina chorou
O avestruz esperto,
Da confusão escapou.


Assistir ao filme - Turma Do Pica Pau - Samuel - O Ovo Do Avestruz E EU 




Disponível em:

Bibliografia
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexão sobre uma experiência suíça (francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2010.
ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgsLeitura e Escrita na Formação de Professores, PP.31-52. SP: Musa/ UFJF/INEP-COMPED.

Um comentário:

  1. Gostaram desse material de trabalho ?
    Ele foi elaborado por meus amigos de trabalho e eu no encontro presencial!

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