terça-feira, 4 de junho de 2013

 
MÔNICA APARECIDA BETIOL SGOBI
 
 
Ler é hábito, deve-se exercitar este hábito poderoso que nos leva a conhecer mundos diferentes, ideias e ideais. Pesquisas mostram que quanto mais cedo se começa a ler, maiores são as chances de se tornar um leitor.
Estamos rodeados pelo mundo da leitura, desde cedo temos de aprender a ler o mundo através de imagens, gestos, olhares, pessoas, sons e palavras. É lendo que nos tornamos leitores.
Minha primeira experiência com livros foi com o conto da "Chapeuzinho Vermelho", a princípio, não conhecia muito bem as palavras, lia com certa dificuldade, porém, encantei-me primeiramente pelas ilustrações do livro e imaginava o enredo. Quando consegui a ler com fruição, foi uma grande vitória, li o conto várias vezes e cada vez que lia, descobria algo novo na mesma história.
Em casa, meus pais, não eram leitores, não havia livros, jornais ou revistas na casa. Em seu tempo livre, meus pais assistiam televisão. Eu trazia livros da biblioteca da escola e queria ler para eles, compartilhar o prazer que sentia, mas não gostavam de perder seus programas favoritos na televisão.
Aprendi a ler e a gostar de ler sozinha, durante a leitura descobria um mundo novo e sentia-me parte deste mundo. O livro sempre foi meu grande amigo.
Creio que para gostar de ler é preciso envolver-se com o que se lê. Algo que faça sentido e seja significativo para o indivíduo. O ato de ler é desenvolvido e aperfeiçoado durante toda a nossa vida.
Hoje,  além de ler o que preciso, leio o que gosto, mas gostaria de ter mais tempo para colocar em dia minhas leituras.
Sou quem sou devido aos livros que já li.
"Ler é como comer e beber. O espírito que não lê emagrece como um corpo que não come." Victor Hugo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário