sexta-feira, 14 de junho de 2013

Situação aprendizagem feita com alunos dos  anos finais do Ensino Fundamental.

1. Ativação do conhecimento prévio:
a.Perguntar aos alunos quais as principais duvidas dos adolescentes?
b.O que pensam sobre o primeiro beijo?
c.Se já deram o primeiro beijo e como foi a experiencia?
d.Se foi com alguém que desejavam?
e.Se foi um momento marcante e seu vida?


Meu Primeiro Beijo
Antonio Barreto
É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
" Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.
- Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa do texto e depois leia-o você em voz alta para que eles ouçam.
- Faça, oralmente, as seguintes perguntas aos alunos:
  • Vocês já conheciam esse texto?
  • O que acharam dele?
  • Qual o tema tratado no texto?
  • A seu ver, qual o público alvo desse texto? Explique.
Checagem de hipóteses:
- Após esse pequeno debate, entregue aos alunos uma cópia das atividades propostas abaixo.

1.O texto que você leu faz parte da obra Balada do primeiro amor, de Antonio Barreto. Nele, a protagonista é uma adolescente, Larissa, que no trecho lido conta um momento importante de sua vida.
a) Que momento é esse?
b) Quando e onde aconteceu?
c) Com quem ela viveu essa experiência?
d) Qual o ponto de vista da narrativa: primeira ou terceira pessoa? Justifique com trechos do texto.
e) Qual o efeito causado por essa escolha do ponto de vista?
onder as questões abaixo.
a) O que faz o menino ser chamado de “Cultura Inútil” e “Culta”? Justifique sua resposta.
b) Quanto tempo se passou entre o recebimento do bilhete e o primeiro beijo? Justifique.
3.Como você pode constatar, no primeiro parágrafo, a narradora muda de opinião a respeito da experiência do primeiro beijo.
a) Qual é o primeiro julgamento que ela faz? Retire do texto um trecho que ilustre sua resposta.
b) E o segundo julgamento? Ilustre também com um trecho do texto.
4. Aponte mudanças que ocorreram com a narradora-personagem em relação ao menino.
5. Que estratégia o menino usou para que a menina mudasse seu comportamento em relação a ele?
6. Releia “(...) tínhamos transposto, juntos, o abismo do primeiro beijo.” A expressão em negrito contém uma figura de linguagem.
a) Que figura é essa?
b) A que se refere essa figura?
7. O que o trecho “(...) as contas do telefone aumentaram, depois diminuíram...” quer dizer?
8. Que opção melhor retrata o tratamento dado ao sentimento amor no texto?
a) O amor infinito, disposto a enfrentar qualquer barreira.
b) O amor como sentimento não correspondido, vivido e sofrido por apenas um ser.
c) O amor como descoberta feita por dois seres, que vão tirando lições das histórias vividas.
d) O amor idealizado, perfeito, fruto de uma paixão ardente que nunca se acaba.
9. No texto, não fica claro qual o desfecho da narrativa. A seu ver, como terminou essa história?
- Dê tempo para que os alunos façam as atividades e depois corrija.
Segunda etapa:
- Professor: retomando o texto lido anteriormente, destaque com os alunos os elementos da narrativa.
a)Personagens:
b)Espaço:
c)Tempo:
d)Enredo:
e)Clímax:
f)Desfecho:
g)Foco Narrativo:

Explicar aos alunos que a narrativa em estudo tem características de Cronica. Sendo a cronica um gênero textual resultante da visão pessoal, subjetiva do cronista diante de um fato cotidiano qualquer e que quase sempre explora o humor. Registra o circunstancial do nosso cotidiano acrescentando doses de humor, sensibilidade, ironia, critica e reflexiva. Levar os alunos a reconhecerem tais características de cronica no
texto : "Meu primeiro beijo".

Relações de intertextualidade:

Apresentar outros gêneros textuais com o mesmo tema. Levar o aluno a reconhecer o dialogo temático entre  os diferentes gêneros textuais.

1.Apresentar o poema: Duvidas, de Carlos Queiroz Telles, para que reconheçam o tema em estudo:

Duvidas

As vezes
eu sinto que ela quer.
Outras vezes
Acho que não

Ah, como grita
o meu peito...
Cala a boca coração !

Ela não pode
desconfiar
que este vai ser
o meu primeiro...

Sufoco de vergonha
e de falta de jeito.
E agora, meu Deus?
O que e que eu faco
com as mãos ?

As vezes
eu sinto que ela quer.
Outras vezes
eu acho que não.

Beijo ou não beijo...
eis a questão.

a)Trabalhar com a ultima frase do poema que faz intertextualidade com a famosa frase de Shakespeare em Hamlet: " Ser ou não ser, eis a questão?
b)Reconhecer que no poema também tem a duvida do eu-lirico quanto ao primeiro beijo, característica comum nos adolescentes.

2-Apresentar a musica : " Beijo, beijinho, beijão...

Beijo, Beijinho, Beijão

Carrossel (2012)

Beijo, beijo, beijo, beijo
Beijinho, beijão
Todo dia tem um beijo na televisão.
O galã beija a mocinha
A netinha, o vovô
A mamãe beija o bebê bem lá no popô
Beijo, um beijo,
Também desejo beijar
Tem o beijo estalado
O Beijo tão bom
Tem o beijo bitoquinha
O beijo beijão
Tem o beijo de cinema
Beijo de amor
Tem o beijo do amigo
O beijo de dor.
Será que tem beijo ruim?
Não sei
Mas também tem beijo bem bom
Bem Bom
Beijo, beijo, beijoqueiro
Beijo,beijo,beijo,beijo
Beijo, Beijar é tão bom.
Beijo, beijo, beijo, beijo
Beijinho, beijão
Beijo,beijo,beijo,beijo
Beijinho, beijão
Quando o vento bate forte, vem beijo apertado
Quando a chuva tá caindo, vem beijo molhado
Quando a gente tá no mar, tem beijo salgado
O primeiro beijo é sempre o beijo lembrado
Beijo, um beijo,
Também desejo beijar
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá
Será que tem beijo ruim?
Não sei
Mas também tem beijo bem bom
Bom bom
Beijo, beijo, beijoqueiro
Beijo, beijo, beijo, beijo
Beijo, beijar é tão bom

a)Levar o aluno reconhecer o tema no gênero musical.
b)Comentar sobre os diversos tipos de beijo que existem. (de amigo, de mãe, pai, namorado, de língua, selinho, três beijos  no rosto e etc)
c)Mostrar que o beijo também tem diferentes significados em diversas partes do mundo como: No Japão, ate pouco tempo, o beijo em publico era considerado obsceno; Na Russia homens se beijam quando se cumprimentam; Na Africa, alguns povos acreditam que a pessoa beijada pode ter sua alma absorvida; Na Groenlândia , os esquimós se beijam tocando os narizes.

3.Interdisciplinaridade:
a)A professora de ciências da sala, deve trabalhar um texto do gênero informativo sobre as bactérias presentes no beijo e a quantidade de músculos que se movimentam quando nos beijamos. Trabalhamos o genero informativo, para que os alunos reconhecam o discurso cientifico presente no texto da cronica analisada.


Beijo de língua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Beijo de Língua.
O beijo de língua (também chamado de beijo linguado em Portugal ou até mesmo beijo francês em diversos países) é uma forma de beijo de forte conotação erótica, em que os parceiros fazem movimentos mútuos com a língua um do outro.
Embora sejam comuns dentro da família os beijos nos lábios (popularmente conhecido como "selinho" ou "bate-chapas"), um beijo usando a língua quase sempre indica algum relacionamento de ordem romântica, podendo ter ou não compromisso - nesse último caso, diz-se popularmente que os parceiros são ficantes. O beijo de língua estimula os lábios, a língua e a boca, que são áreas muito sensíveis ao tato, e de maneira geral as pessoas consideram algo muito prazeroso e altamente íntimo. É também bastante freqüente antes das relações sexuais e mesmo durante. Diferentemente de outras formas de beijo, o beijo de língua tende a ser prolongado, intenso e apaixonado. Devido à intimidade associada, o beijo em público é considerado falta de educação em muitos lugares do mundo. Em lugares como Israel, o beijo de língua é culturalmente considerado indecente.
No beijo de língua, os parceiros trocam saliva, o que em outras circunstâncias é considerado algo delicioso e nesse caso pode servir para aumentar a excitação. Embora a maior parte das doenças sexualmente transmissíveis não são transmitidas através do beijo, é possível contrair algumas doenças por meio dessa prática, como é o caso da mononucleose infecciosa. A cada beijo, são transmitidas em torno de 250 mil bactérias.
O dia do beijo de língua é comemorado aos 13 de abril. No beijo são movimentados 29 músculos da face. Estima-se que em toda vida as pessoas dão cerca de 24 mil beijos.1 Além de tudo isso um beijo de língua tem o poder de queimar até 12 calorias em 10 segundos.
 
Usar o Data-Show para:

4.Apresentar algumas imagens para trabalhar o genero nao-verbal e o clipe sobre "os beijos do cinema" com a musica de Marisa Monte, "Beija eu", com o tema em questao.
5-Passar algumas cenas do filme "Meu primeiro amor", para relacionarem as cenas com a tema trabalhado.
6-Apos a leitura dos diversos generos sobre o tema " O primeiro beijo", produzirao uma cronica narrativa, em primeira ou terceira pessoa, contando uma situacao cotidiana de um primeiro beijo, usando o humor, a ironia e a reflexao sobre o tema proposto.



Um comentário: